top of page

Espetáculos

Circo Laheto

Circo... entre o real e o imaginário

(Circo Laheto – GO)

          O espetáculo retoma a história da arte milenar do Circo. Relembra números e personagens clássicos, como a mulher barbada, acrobatas e malabaristas. Brinca com o imaginário popular, desde a participação dos animais nos circos antigos até o uso da tecnologia nos dias de hoje. Traz a capacidade inerente do circo de se reinventar e (re)existir.

Apalhassada Muzikada… Uma Sinphonia Engrassada

(Turma do Biribinha - AL)

Apalhassada

          O espetáculo foi criado em 2012 e é fruto de uma pesquisa realizada pela Turma do Biribinha sobre o palhaço excêntrico musical. Todos os instrumentos inusitados foram criados, testados e confeccionados pelos atores, especialmente para o espetáculo. Os palhaços Biribinha e Pipoca são uma dupla de excêntricos musicais. Apresentam esquetes, gags e números musicais convencionais e inusitados. A plateia é convidada para participar do espetáculo e executar uma sinfonia engraçada.

Maria dos Céus 

(Fios de sombra – SP)

Maria dos Ceus

        Maria dos Céus é uma senhora que vive distante de tudo e de todos, mas que cultiva uma amizade pura e verdadeira com uma árvore que viu nascer e crescer. A falta de água preocupa Maria que passa os dias cuidando de sua companheira com os poucos recursos que ainda lhe restam. O espetáculo fala sobre ciclos, os que se iniciam e os que se fecham. É importante encontrar a beleza tanto no início, como no fim.

Era uma vez: Contos, Lendas e Cantigas

(Rococó Produções – RS)

          A partir de dramaturgia inédita, Era Uma Vez revisita a Lenda do Negrinho do Pastoreio. De forma atraente e delicada, trabalha a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.

          O espetáculo já foi visto por cerca de 120 mil expectadores e já recebeu 25 prêmios em festivais de todo o Brasil.

Hamlet na Rua

(Anthtopos Cia de Arte – GO)

O Espetáculo narra a trágica trajetória de Hamlet que, na luta para consertar o seu mundo, ultrapassa os limites da realidade, da loucura, da ficção, do poder e do amor, provocando um rastro de graves consequências que atingem a todos os personagens ao seu redor.

Coisas de criança

(Débora di Sá – GO)

          Coisas de criança é um musical circense que narra a história de Vaninha, uma menina que ao saber que vai ganhar um irmão, enfrenta uma tempestade de emoções e questionamentos. E, para resolver esse conflito, ela conta com o apoio da melhor amiga, Bitoca Boboca, uma cachorrinha sapeca, com muitos segredos a revelar.

Atemporal

(Circo do Sufoco – MG)

          Em um futuro pós apocalíptico, um cientista vive isolado em seu laboratório. Entre máquinas, fórmulas químicas e uma natureza devastada, ele tenta encontrar a fórmula perfeita para trazer a vida de volta à Terra. Até que um dia surge um palhaço nesse laboratório, colocando em perigo todo o esforço de pesquisa do cientista.

Atenção, respeitável público!

(Damião e Cia – SP)

      As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicos baseados na tradição brasileira circense de picadeiro. O espetáculo recria essa tradição ao afirmar a potência contida no humor da palhaçaria feminina, dando protagonismo à duas palhaças que ocupam o centro do picadeiro e fazem rir espectadores de todas as idades.

Iara – O encanto das águas

(Cia Luminato – DF)

      Um indígena sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Teatro de sombras.

Zzzzonas de Ação

(Plataforma Panelinha – SP)

         De nossos travesseiros saem as mais diferentes materialidades. Entra dali e esconde daqui, sobe e desce, amarra e dá um nó, aparece e desaparece….No silêncio se dá o nosso encontro e nos sons e ruídos descobriremos os espaços, os becos e as passagens secretas que irão surgir na/em cena.

A chegança da burrinha Calunga

(Mamulango Fuzuê – DF)

          Uma trupe de caminhantes viaja Brasil adentro em busca de um lugar ideal para viver e celebrar a vida: a brincante musicista Da Luz, o Tocador e um Bonequeiro. Todos guiados pela burrinha Calunga e os bonecos Mateus, Catita e Birico. No meio da jornada, a trupe faz festa, canta, dança e se envolve em diversas confusões, tendo que enfrentar a fome e enganar o Capiroto e a Morte para garantir a sua sobrevivência.

O encontro da tempestade e a guerra

(Circo Experimental Negro - PE)

          Espetáculo "O Encontro da Tempestade e a Guerra" é inspirado nos Itans (histórias, mitos) do encontro dos Orixás Yansã e Ogum apresentadas na linguagem circense com números de manipulação de objetos, performances acrobáticas de solo e evoluções em aparelhos aéreos, permeadas pelas coreografias de dança Igexá, junto com a música ancestral e contemporânea.

Rio que passa lá

(Último Tipo – SP/GO)

          Através de lendas nascidas nas curvas do Tietê, a peça traz o rio como um viajante maltrapilho que lança à humanidade um pedido de socorro. Ele conta como em outros tempos os homens percorreram suas águas pelo Brasil adentro em busca de ouro, mas será no encontro com uma índia que ficará clara a realidade de que a água limpa é o verdadeiro tesouro para o ser humano. Para alegrar, a história é salpicada por festas, danças, músicas e elementos do folclore ribeirinho.

Era uma vez
Hamlet
Coisa de Crianca
Atemporal
Atencao respeitavel
Iara
Zzzzonas
A cheganca
O encontro
Rio que passa
bottom of page